Avançar para o conteúdo principal

Aventuras e desventuras da nossa equipa. (Parte 2)

Partida


Para quem não se lembra, antes de virmos para Lisboa estávamos na Ilha do Farol - Faro. Para sair ou entrar nesta ilha, o único meio é o barco, seja ele particular, alugado, emprestado, da carreira... Já estão a ver o filme, certo! 😏 
Para mudarmos temos de acertar o dia e a hora entre o transporte fluvial e o terrestre. Há que ter atenção ás marés, aos horários das empresas que nos prestam serviço, etc.
Tendo tudo isto em conta, preparámos tudo com muito cuidado. Marcámos hora com o barco, cedo, por causa da maré, acertámos com o camião de mudanças em Olhão, de véspera deixamos tudo preparado e, no dia, acordámos cedo para levar as nossas tralhas, num tractor com atrelado, até ao cais onde marcámos com o barco.
Tudo a postos...



6 de Setembro, ainda antes das 9h da manhã, todas as tralhas estavam no cais, à espera do barco que ainda não se avistava. Uma hora depois, ficámos a saber que o dito barco, só viria às 11h. Segundo eles, para nosso espanto, era a hora marcada. A essa hora a maré já estaria vazia, o que complicaria em muito a passagem das coisas para o barco. Acreditamos que terá havido um problema de comunicação. O certo é que não havia nada a fazer, tínhamos de continuar.
Primeira aventura, ou desventura... 😒 

Vejam...




Tudo ficou atrasado. 
Às 11h foi a hora marcada com o camião, portanto estávamos com um atraso de 2 horas. Mas por volta das 13h lá deixámos a ilha, com um nó na garganta, mas ao mesmo tempo com alívio. Tínhamos de ir, e estávamos atrasados.
As últimas imagens...


  
Chegados a Olhão, atrasados, com a maré a encher mas ainda muito vazia, o que dificulta o trabalho. Sendo hora de almoço, a decisão foi, ir almoçar.

Almoço no Clube Naval em Olhão... 



Eu não comi isto, para mim foi uma saladinha e batatas fritas. 😏
Estávamos cansados, assim recuperámos as forças, a maré subiu e, pelas 15h lá estávamos a passar as tralhas do barco para o camião. Agora com mais uns braços para ajudar, os homens da empresa de mudanças. 
Foi relativamente rápido. Mais braços para trabalhar, forças recuperadas pelo almoço. Pelas 17h, depois da merecida cervejinha, abalámos rumo a Lisboa.

Viagem...


Chegámos a Lisboa por volta das 20h, mas isso é assunto para a próxima publicação. 
Até lá. 😉

Fernanda Viana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cabeçudo

O Faroleiro  No 1º trimeste deste ano resolvi participar no curso de cabeçudos do grupo etnográfico da Areosa. Já tinha alguma curiosidade em saber qual a técnica utilizada para se fazer o tradicional cabeçudo. Quando cheguei a Viana, o ano passado, pensei logo, tenho de ir ver os cabeçudos e gingantones. E assim foi. A nossa chegada foi em Julho e as festas da Sra. D'Agonia são em Agosto. Lá fui eu, feliz e contente. Adorei. Vou, então, apresentar o meu 1º cabeçudo que já andou por festas e exposições este ano. De frente. Ele está um pouco cansado. Foi muito trabalho... Um ligeiro perfil. O curso O Faroleiro Outros cabeçudos. Trabalhos dos meus colegas. 

O cabeçudo Pinguço

Se já era fã de cabeçudos, agora ainda sou mais. A experiência de aprender a construir foi fantástica, adoro todo o processo, construção da estrutura, criação de personagens... Não vou parar de fazer cabeçudos  :«) é muito bom. Mas falemos do Pinguço. O Pinguço é daqueles portugueses que anda um pouco baralhado e está inactivo perante as mudanças sociais, económicas e políticas deste país. Ele ainda não compreendeu se está embriagado ou se apanhou sol a mais. Uma coisa é certa está estupefacto e ranhoso, muito ranhoso, também tem uns suores frios. Espero que reaja ( positivamente), que tome uma atitude para melhorar o que está menos bem. Eu (Fernanda) tenho esperança, não é fácil, mas é possível. De costas, à janela, ainda por pintar. Novamente de costas, mas já pintado. De frente, de perfil, é feio que se farta. Torna-se engraçado de tão feio que é. Para finalizar uma foto de amigos  :«)

Em Junho foi assim...

Em Junho andámos por Vila nova de Gaia, E, também por Braço de Prata,  Feira Ossos do Ofício https://www.facebook.com/ossosfeira/ Um mês com muito trabalho, dentro e fora do atelier, vejamos como vai ser o Julho. Até breve.