Avançar para o conteúdo principal

Experiências culinárias

Arroz de abóbora

Foi a receita do nosso almoço de ontem. Andava com vontade de experimentar a receita do arroz de abóbora que tinha visto no "Ingrediente secreto", como não tinha os ingredientes todos resolvi inventar. Normalmente saio-me bem, mas desta vez foi um autentico fiasco. O Senhor das Ideias detestou, bem tentou ser simpático comigo dizendo "ah tem abóbora a mais". Foi muito querido da parte dele, mas na verdade detestou. Eu não tenho palavras. Não detestei mas também não adorei. Enfim não estive nos meus melhores dias, acontece.... :)

Se quiserem experimentar vejam a receita em www.ingredientesecreto.tv, como não tinha aipo, substitui-o por coentros e salvia, e no puré de abóbora juntei leite de coco e caril. As imagens até que ficaram giras. Ora vejam.






Acompanhámos com vinho verde, foi o que salvou o almoço.... :)

A Beringela

Hoje resolvi jogar pelo seguro, fiz um dos meus assados de beringela. Escolhi o molho de manjericão que costumo fazer. Foi um sucesso, a reclamação foi só para a quantidade.



Os ingredientes: beringela, tomate, pimento, cebola, alho, manjericão, queijo, piripiri, sal, azeite.



Entrada no forno. Esta receita é mais ou menos assim:
  • Faz-se uma cama com a cebola e um pouco de azeite
  • Por cima a beringela fatiada, faz-se uns pequenos golpes e introduz-se neles alho, barra-se as fatias com o molho de manjericão
  • Uma nova camada de pimento
  • Outra de tomate
  • Mais uma de queijo
  • Rega-se com o restante molho e um pouco de azeite
O Molho

Num copo misturador põe-se:
  • Cebola, alho, tomate, piripiri, manjericão, azeite, um pouco de vinagre balsâmico e sal q.b.


É só comer. É mesmo bom.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cabeçudo

O Faroleiro  No 1º trimeste deste ano resolvi participar no curso de cabeçudos do grupo etnográfico da Areosa. Já tinha alguma curiosidade em saber qual a técnica utilizada para se fazer o tradicional cabeçudo. Quando cheguei a Viana, o ano passado, pensei logo, tenho de ir ver os cabeçudos e gingantones. E assim foi. A nossa chegada foi em Julho e as festas da Sra. D'Agonia são em Agosto. Lá fui eu, feliz e contente. Adorei. Vou, então, apresentar o meu 1º cabeçudo que já andou por festas e exposições este ano. De frente. Ele está um pouco cansado. Foi muito trabalho... Um ligeiro perfil. O curso O Faroleiro Outros cabeçudos. Trabalhos dos meus colegas. 

O cabeçudo Pinguço

Se já era fã de cabeçudos, agora ainda sou mais. A experiência de aprender a construir foi fantástica, adoro todo o processo, construção da estrutura, criação de personagens... Não vou parar de fazer cabeçudos  :«) é muito bom. Mas falemos do Pinguço. O Pinguço é daqueles portugueses que anda um pouco baralhado e está inactivo perante as mudanças sociais, económicas e políticas deste país. Ele ainda não compreendeu se está embriagado ou se apanhou sol a mais. Uma coisa é certa está estupefacto e ranhoso, muito ranhoso, também tem uns suores frios. Espero que reaja ( positivamente), que tome uma atitude para melhorar o que está menos bem. Eu (Fernanda) tenho esperança, não é fácil, mas é possível. De costas, à janela, ainda por pintar. Novamente de costas, mas já pintado. De frente, de perfil, é feio que se farta. Torna-se engraçado de tão feio que é. Para finalizar uma foto de amigos  :«)

Em Junho foi assim...

Em Junho andámos por Vila nova de Gaia, E, também por Braço de Prata,  Feira Ossos do Ofício https://www.facebook.com/ossosfeira/ Um mês com muito trabalho, dentro e fora do atelier, vejamos como vai ser o Julho. Até breve.